Implantação e Manutenção de Servidores

Vamos falar o que você precisa saber sobre Servidores. Vou te passar dicas importantes necessárias para implantar um servidor em uma empresa, e como manter a qualidade do servidor realizando as manutenções e cuidados necessários. Logo estarei abrindo matricula para o nosso curso online Como Ser o Melhor Profissional de TI para você aprender a realizar implantações e manutenções de servidores de forma detalhada, acompanhe nossos conteúdos para saber quando.

Se inscreva no nosso canal, ative o sininho, curta, comente e compartilhe, assim o YouTube, Facebook, Instagram entende que esse conteúdo é relevante e essa informação chega para mais pessoas. Nos siga nas redes sociais => http://www.bevilasuporte.com/cliqueaqui

Olá, aqui é o Lucas, da BevilaSuporte, Especialista em Gestão de Tecnologia e Inovação, e também criador do único software do mercado que conserta computadores sem necessitar de um técnico, poupando seu tempo e seu dinheiro.

Primeiramente vamos falar o que é um servidor, e a sua importância. Pois o servidor geralmente é o recurso tecnológico mais importante de uma empresa. Para você ser bem sucedido como profissional de TI, precisa saber da responsabilidade, que é ter um servidor sendo gerenciado por você.

Um servidor é um computador que tem como objetivo realizar todos os processos de uma empresa, todos os cadastros de clientes, produtos, notas fiscais, vendas, orçamentos, estoques, funcionários, serviços, atendimentos, fornecedores, etc. Geralmente um software ou vários softwares são instalados em um computador centralizado em uma rede de computadores, onde os clientes acessam este computador servidor para buscar alguma resposta ou informação que deve ser compartilhada entre vários computadores na rede. Essas informações podem ser de dados, ou de arquivos, sendo arquivos, planilhas, imagens, vídeos, documentos, códigos, softwares, e etc. Resumindo um servidor é um computador, onde possui determinados dados e informações, arquivos importantes para uma empresa, e estes são compartilhados, entre vários computadores, em uma rede de computadores.

ECONOMIZE E NÃO PERCA MAIS TEMPO chamando um técnico para consertar o seu computador ou leve em uma loja de informática, nosso sistema faz isso para você, saiba mais através do link => https://www.bevilasuporte.com/sistema-bevilasuporte

Na implantação de um servidor, precisa avaliar qual tipo de servidor irá ser usado, se é virtual, ou se é físico. Se o cliente estiver disposto a investir em um bom servidor, que seria o ideal, você implanta vários servidores virtuais em um único servidor físico, se não, terá que ter um equipamento para cada servidor, que terá um risco altíssimo de problemas futuros, muita manutenção, e grandes prejuízos no negócio do cliente.

Como o mais indicado é o servidor virtual, vou falar um pouco mais dele...

Geralmente implantamos dependendo da necessidade do cliente, um servidor de backup, um servidor de controle de acesso dos usuários a rede, aos arquivos ao software de gestão da empresa e antivírus corporativo, se o cliente possui mais de um software importante de gestão, criamos um servidor somente para software de gestão, outro servidor de segurança de rede, ou seja que tenha a função de um firewall de rede.

Logo lançaremos E-books e Aulas Gratuitas, receba no seu e-mail se inscrevendo no site => http://www.bevilasuporte.com/inscreva-ja

Link do vídeo sobre Implantação e Manutenção de Servidores => https://youtu.be/IBxfLJCah0E

Cuidados na manutenção de um servidor:


Você precisa ter em mente que um servidor não pode parar, se não for uma parada planejada, ou seja, ele não pode parar de uma forma inesperada, sem que ninguém esteja esperando a sua parada. Para isso inicialmente precisa instalar um no-break que possui bateria mínima de 30 minutos caso caia a energia, nesse no-break tem que estar alguns equipamentos de rede para manter o servidor na internet ou até mesmo na rede local. Este servidor precisa estar em uma sala fechada, trancada, com acesso restrito e resfriada para manter sua temperatura baixa. Precisa também analisar os componentes deste servidor de forma proativa, ou seja precisa ter um checklist de testes preventivos pelo menos uma vez por mês, neste check list contem testes de ventilação e limpeza (ou seja mântelo limpo com o máximo de refrigeração dos seus coolers e monitorar a sua temperatura que o ideal é até 50º de máxima), testes de memória para verificar se contem algum erro, nos discos rígidos ou SSDs para verificar erros e também desfragmenta-lo para melhorar sua performance, verificar erros nos softwares e sistemas operacionais como também se possui vírus e malwares. Como também testar os backups (cópia do servidor) se estão funcionando.

Todas as Nossas Redes Sociais => http://www.bevilasuporte.com/cliqueaqui

Outro ponto fundamental é analisar a parte de software, que tem que estar bem configurada para ter o máximo de desempenho na rede da empresa, e protegida contra malwares e vírus que possam provocar paradas e perca de dados e arquivos no servidor, realizar a limpeza de arquivos e dados desnecessários que o servidor armazena. Na parte de segurança existe um checklist só para esse objetivo, mas isso é tema para outro vídeo. Muito obrigado. Espero que este conteúdo seja importante para você.


Espero você no próximo conteúdo.

Abraço,

Lucas Bevila

#BevilaSuporte #LucasBevila

2 visualizações